terça-feira, 28 de agosto de 2012

Fata Morgana(1970)


Direção: Werner Herzog
Elenco: Eugen Des Montagnes, James William Gledhill,Wolfgang von Ungern-Sternberg.
País de Origem: Alemanha
Ano: 1971
Duração: 1hs 13m 15s

Começa o filme. Na primeira cena, surge no horizonte um avião pousando lentamente em uma pista que poderia ser em qualquer aeroporto do globo. Quando a aeronave, enfim, consegue tocar o solo, a cena é cortada bruscamente. Outro avião aparece. Com o mesmo enquadramento da cena anterior, o avião pousa tão “rápido” quanto o anterior. Toca a pista e, mais uma vez a cena é cortada. Para desespero de quem está assistindo, surge outro avião. Enfim, ao todo, a cena se repete oito vezes. Este é Fata Morgana, um dos filmes polêmicos de Werner Herzog.
Lançado em 1970, ele é um misto de documentário e ficção. Seu título significa miragem. Na verdade, algumas cenas do filme parecem grandes miragens. A princípio, Herzog queria rodar uma ficção científica, mas ao iniciar as filmagens, jogou fora o roteiro. Literalmente. O filme não tem um enredo definido, fugindo assim à estrutura narrativa. Segundo a autora do livro Werner Herzog, O Cinema como Realidade, Lúcia Nagib, Fata Morgana se destina, a princípio, à fruição sensível, como a que exige a execução de uma peça musical. Diante disso, o uso da imagem aliada à música é essencial na obtenção do efeito desejado.O filme é dividido em três partes: Criação, Paraíso e A Idade de Ouro. Ele é narrado por Lotte Eisner, uma cineasta alemã pela qual Herzog nutria na época grande admiração.

Início do filme: Um avião pousa lentamente 
Influencia Brasileira
A obra de Herzog também sofreu influencia do cinema brasileiro. O Cinema Novo nos anos 60, com os filmes dos cineastas Ruy Guerra e Glauber Rocha, serviram de inspiração para o alemão. A busca por uma identidade, a luta contra o conformismo e a descoberta da própria realidade, foram pontos em comum compartilhados pelos cineastas dos dois países. A admiração pelos brasileiros foi tamanha que Herzog convidou Ruy Guerra para desempenhar um papel de destaque em Aguirre (1972).

Ruy Guerra nas gravações de Aguirre (1972)

Veja o trailer de Fata Morgana

Nenhum comentário:

Postar um comentário