quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Gravidade (2013)

Por Wanderley Andrade

Ainda faltam quatro meses para o Oscar, mas alguns nomes já surgem como possíveis escolhidos à estatueta de melhor filme, entre eles Gravidade (2013), do diretor mexicano Alfonso Cuarón. Estrelado por Sandra Bullock e George Clooney, o filme conta a história de uma cientista, a Dr. Ryan Stone (Sandra Bullock), que parte na sua primeira missão espacial, liderada pelo astronauta veterano Matt Kowalsk (Clooney). Destroços provenientes de um acidente com um satélite russo atingem sua nave, deixando-os à deriva no espaço. A história é contada conforme o ponto de vista da personagem de Bullock. Uma trama simples, mas muito bem dirigida.
O que impressiona, à primeira vista, são as belas imagens. O 3D é utilizado de forma coerente, sem exageros, mesmo com sua importância para o filme, já que praticamente toda a história acontece no espaço. Mas não são apenas as imagens que chamam a atenção. Outro ponto a se considerar é a edição de som. Ela é essencial no sentido de provocar no expectador a sensação de estar no espaço ou dentro de uma nave. Acredito que Gravidade também será um dos grandes candidatos ao Oscar nessa categoria.


Destaco a boa atuação de Sandra Bullock, ofuscando até o próprio Clooney, cujo personagem, apesar de carismático, não é bem desenvolvido na trama. Por sinal, algumas de suas falas ficam um pouco deslocadas em algumas situações, até desnecessárias por sinal.
Como todo “bom” blockbuster americano, o filme apela, em alguns momentos, para o emocionalismo ao mostrar, por exemplo, o corpo do companheiro de missão dos protagonistas, com o rosto perfurado por um pedaço de satélite, ao lado da fotografia da família.
Gravidade foi produzido por David Heyman, o mesmo da série Harry Potter. Em seus três primeiros dias de exibição nos Estados Unidos arrecadou 55 milhões de dólares. Sua estreia no Brasil será dia 11 de outubro.

Veja o Trailer

Outros filmes dirigidos por Alfonso Cuarón:

E Sua Mãe Também (2001)
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)
Filhos da Esperança (2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário