quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Maridos e esposas



Direção e roteiro: Woody Allen  
        
Gênero: Drama, Romance
 
Duração: 108 min.

Origem: Estados Unidos

Estreia: 18/09/1992

Distribuidora: Continental

Elenco: Woody Allen, Mia Farrow, Judy Davis, Sydney Pollack, Juliette Lewis, Liam Neeson
                 
 

Por Wanderley Andrade

O ano de 1992 não foi fácil pra Woody Allen. Seu casamento com Mia Farrow chegou ao fim, depois que ela encontrou no apartamento do diretor fotos de sua filha adotiva, Soon-Yi Previn, nua.
Coincidência ou não, no mesmo ano, Allen lançou o excelente, Maridos e esposas (1992). O filme conta a historia de Gaby (Woody Allen) e Judy (Mia Farrow), um casal que passa a questionar a própria relação após receberem a noticia do divorcio dos amigos Jack (Sydney Pollack) e Sally (Judy Davis).


A partir daí os desentendimentos começam a surgir, como também o interesse por outras pessoas. Gabe, que é professor de literatura, aproxima-se de uma aluna, a bela Rain (Juliette Lewis), ao mesmo tempo em que Judy se apaixona por um amigo, Michael, interpretado pelo excelente Liam Neeson.


O roteiro de Allen é bem estruturado e os personagens complexos, profundos. Movimentos irregulares de câmera, associados a cortes bruscos de cenas, dão ao filme um ar de documentário. Nada gratuito ou despretensioso.  A intenção é provocar no expectador a sensação de que participa da cena, testemunhando cada situação. Outro artifício interessante utilizado no filme, como forma de reforçar esse perfil documental, é o de mostrar, em diferentes momentos, depoimentos de cada personagem. Objetivo? Dar veracidade à história. Sofremos com eles, quase que sentindo o gosto amargo do fim de uma relação. Mais um ponto pra Allen, especialista em transitar sem dificuldades por qualquer gênero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário